Immerseus 10H

Escrito por Vinicius. Publicado em Siege of Ogrimmar

 

Immerseus Heroic é um dos heroics mais simples de se fazer: não exige dps muito alto e nem healing alto. A grande dificuldade da luta está nos primeiros 40 segundos e nada mais.

 

 

{youtube}13K7hZFkqk4{/youtube}


Composição do core:

2 Tanks: Paladin e Paladin
3 Healers: Monk, Druid e Priest Discipline
1 MDPS: Death Knight Frost
4 Rangeds: Hunter, Mage, Warlock, Shaman

 

Novas mecânicas:

Fase normal:
Dez segundos após iniciar a fase normal, o boss vai receber um debuff chamado Swelling Corruption. A quantidade de stacks do debuff é igual à metade da quantidade de corruption que ele possui.
Cada hit single-target usado contra o boss remove um stack deste debuff, porém o player que deu o hit recebe um dot dispelável que dura 6 segundos e stacka. Ao mesmo tempo, cada vez que um player recebe um novo stack deste dot, um add spawna no pé dele. Este add só bate melee e tem um agro-table normal.

Fase split:
Aquela pscina em que o boss fica, transforma-se em um Sha Pool. Este Sha Pool cresce vagarosamente conforme o tempo passa, e cresce muito quando um das bolinhas encosta nela.
Quando um player pisa neste Sha Pool, ele diminui um pouco, mas aplica um dot indispelável e stackável que causa 15k de dano por segundo durante 10 segundos.

 

Mecânicas modificadas:

Nenhuma

 

Estratégia utilizada:

 

Fase normal:


Decidimos que o melhor posicionamento (para que os adds morram rápido e o healing seja otimizado) seria com a raid inteira na mesma "fatia de pizza" da sala, com excessão do tank do boss, que deveria ficar um pouco a esquerda da raid.Dessa forma, posicionamos todos os dps e healers em uma linha reta, com um player atrás do outro, com uma pequena distância (algo em torno de 2 yards) suficiente para evitar que as aids que saem no pé dos players causem dano em mais de um jogador. Toda vez que a aids aparece, todos andam um passo para a direita. É importante que a raid se mova rapidamente, pois o dano da aids é altíssimo.

Assim que o boss coloca a debuff em si mesmo, os players devem ter o cuidado de não pegar mais de 5 stacks do debuff. O tank deve agrar todos os mobs e a raid deve priorizar o DPS neles. Apesar de causarem pouquissimo dano, estes adds atrapalham DEMAIS a visão do chão e pode causar mortes pela aids.
Como eu disse, o DPS nesta luta não precisa ser extremamente alto mas, na primeira fase normal, deve ser suficiente para passar o boss antes do final do cast do segundo SWIRL (jato dágua). Pois logo depois o boss vai usar o debuff em si mesmo e mais adds vão aparecer e não vai ser legal fazer a fase split com dezenas de adds atrapalhando.
Sobre o Swirl: O dano dele é gigantesco e pode facilmente matar um player que não usar CD e não estiver 100% de life. A melhor coisa a se fazer é evitá-lo completamente. Se a sua classe tiver alum tipo de imunidade, use-o, porém, o mais simples é andar até o limite externo da sala. Lá atrás o Swirl não atinge!
Para os tanks: Usem CD quando o boss castar Corrosive Blast, pois o dano é muito alto e, principalmente na prmieira fase normal, é possível que os healers estejam muito ocupados curando a raid ou se movendo desesperadamente para ficar no seu range sem pisar na aids.

Timing:


Com 10 segundos após o início da fase, o boss recebe o debuff, na primeira fase normal, serão 50 stacks, portanto, considerando que os healers não vão bater no boss, 7 players vão pegar o dot. Se eles não pararem de bater, cada um vai pegar 7 stacks e, eu garanto, a maioria morrer quando chegar no sexto stack...Esta é a etapa mais crucial da luta, se você não tiver alguém pra dar mass dispell, controle seu DPS! Ninguém deve ultrapassar 3 stacks, e todos que puderem devem dispelar o mais rápido possivel. Enquanto os stacks não desaparecem, a raid deve usar AOE nos adds e depois voltar ao boss.Com mass dispel fica muito mais simples: assim que alguém da raid atingir 4 stacks, mass dispell e depois dispel single em quem faltar.A cada 8 segundos o boss coloca uma aids no pé de cada player, forçando-os a andar um pouco. É importante economizar espaço, pois a "fatia de pizza" inteirinha vai ficar coberta de aids e pode ser que o healer fique muito longe do tank se a raid não souber se posicionar. Além disso, apesar de o dano da aids ser alto, se todos se moverem rapidamente, cada jogador vai tomar apenas um tick do dano e os healers têm 8 segundos para curar, não há necessidade de desespero, mas se um player bobiar na aids com 4 stacks de debuff, sem um CD defensivo, há grandes chances de morrer.

 

Fase Split:


Não é necessário mudar muito a estratégia nesta fase. A primeira diferença é que sempre deve haver alguém "diminuindo" a piscina. Nas primeiras fases split, os healers são os mais recomendáveis para essa função, pois não há muitas bolinhas azuis.
Nas fases mais intermediárias, os tanks e rangeds podem diminuir.
Nas fases finais, apenas os healers não devem diminuir a piscina.
ATENÇÃO: Cada segundo em cima da "Sha Pool" dá um dot no player. Este dot parece bobo (apenas 15k de dano por segundo!), mas ele stacka! E stacka rápido... Faça as contas... 10 stacks= 150k de dano por segundo durante 10 segundos... não é fácil curar isso, principalmente com a raid totalmente espalhada! 
A idéia é que ninguem passe dos 5 stacks e sempre utilizem um CD defensivo para isso. 
Regra geral nessa fase: preocupe-se com sua própria vida... não seja um herói, receba 2-3 stacks da psicina e saia dela! Lembre-se que cada bolinha que encostar nela vai fazê-la crescer bastante e há grandes chances de você receber mais um stack do dot por causa disso... Além disso, cada bolinha que encosta na Sha Pool é absorvida e causa um dano na raid. Essa mecânica pode causar uma reação em cadeia: bolinha é absorvida -> dano na raid -> sha pool cresce -> dot nos players -> sha pool diminui -> outras bolinhas encostam -> mais dano na raid -> sha pool cresce muito -> dot nos players aumenta -> sha pool engole as outras bolinhas (pois cresceu) -> dano enorme na raid + dot comendo sol -> wipe!
Essa reação em cadeia pode acontecer no final da luta, quando há muitas bolinhas azuis, se os healers curarem todas ao mesmo tempo, ou nenhuma, todas chegam juntas na piscina... tome muito cuidado com isso.
Outro detalhe que pode ajudar bastante: nós colocamos os players com maior mobilidade para ir tomar conta do lado oposto ao que a raid fica na fase normal. Mages, Shamans, Druids, Monks... Também colocamos portal de warlock para facilitar a vida de alguns e deixamos os players com menor movimentação e grande capacidade de segurar os adds (DK, Priest) praticamente no mesmo setor em que a raid fica estacada.

Tópico no fórum para discussões sobre Immerseus Heroic: FORUM SAPPHIRE GUARD - IMMERSEUS 10H

Dificuldades:

- Como disse, a única parte dificil dessa luta é justamente o começo. Além da quantidade enorme de adds e possíveis problemas com alguns DPS stackando mais dot do que aguentam, a área em que a raid está vai ficar completamente cheia de aids e os healers precisam dar um jeito de ficar no range do tank. Por sua vez, o tank deve executar uma movimentação que facilite o heal: ele também deve se mover da esquerda para a direta.
- Dispel: mesmo com mass dispel, alguns players podem estar fora do range. Tenha certeza que todos estão prestando atenção nos seus debuffs e nunca se matem por isso!
- Swirl: Esse é o grande wipador do boss. Se você bobiar e tomar knock-up, o swirl VAI te matar. Portanto, preste atenção e mova-se para o fundo da sala o quanto antes, pare de dar DPS, pare de curar, pare tudo!
- Fim da fase split: muitas mortes podem acontecer devido aos altos stacks de sha pool!

 

Dicas para priest:

Meu desempenho nessa luta não é muito bom. Eu vou de discipline pois confio nos outros healers e garanto a fase normal, porém, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar como discipline:
- Halo
- Durante a fase split, use Halo em maxrange para deixar várias bolinhas lentas.
- Use penance e flash heal nelas
- Ajude no DPS das bolinhas pretas e segure-as com tentáculos
- Na fase normal, coloque spirit shell no CD.
- Coordene com o tank, o melhor momento de usar Pain Supression.

 

Dicas Gerais:

- Todos devem ter consciencia de que na fase split, os healers vão se preocupar em curar bolinhas, os DPS devem prestar muita atenção à sua sobrevivência.
- Tanks, muito cuidado para não agrar adds quando estiverem tankando o boss, especialmente se ele for castar Corrosive Blast
- Raid, mantenha a formação em linha o melhor possível.
- Alguém deve estar atento ao Swirl, pois as vezes ele vai aparecer em locais completamente desertos e a raid pode simplesmente ficar parada, mas em outros casos, ele pode aparecer exatamente em cima dos DPS
- Quando o boss estiver com 40 ou 30 de energy, dá pra matá-lo mesmo com 3-5 mortos.

Tags: SoO, heroic,