Garrosh Hellscream 10N

Escrito por Vinicius. Publicado em Siege of Ogrimmar

 

Finalmente, hora de escrever sobre o Garrosh!


TRASH:

O trash entre spoils e pandaria pode ser uma verdadeira festa de wipes se vocês não fizerem direito, portanto, vamos às explicações.
Existem 2 tipos de pulls no corredor, um pull tem 4 humanoids, sendo 2 deles casters e 3 melees, o outro pull consiste em diversas gosmas roxas.

NUNCA puxe tudo de uma vez. Você corre muito risco fazendo isso. Faça um trabalho de gente, use CC em todos os melees, eles são o grande problema, mate os casters primeiro, dispelando o debuff que eles colocam, depois puxe um dos melees de cada vez e pronto, sua vida será muito mais simples!
Só pra saberem: O casters simplesmente colocam um dot em alguém, que causa um pequeno dano. Os melees nao batem quase nada, mas constantemente usam um charge com whrilwind que coloca um debuff em quem for atingido. Este debuff staca e aumenta monstruosamente o dano que a debuff dos casters causa.
Quando você puxa tudo junto, os melees enxem a raid de debuff e os casters dão one-shot em vocês! ahahahah 
Outra dica: espalhem-se o máximo que puderem! (diminui a quantidade de debuff do whirlwind)

Sobre as gosmas, elas não vão parar de spawnar enquanto uma espécie de buraco que tem no chão no meio delas não for fechado! Ou seja, puxe as gosmas e rotacione alguns players que têm grande mitigação de dano ou self heal para ficar sobre este buraco. A cada segundo que o player fica lá, ele ganha um debuff que faz ele bater e apanhar mais, além de um dot que acima dos 7 stacks fica bastante cruel para os healers. Faça safe: o tank puxa e fica lá por 5 segundos, um healer pode prestar atenção nisso e subir no buraco logo em seguida!

 

Composição do core na kill:

2 Tanks: Paladin e Death Knight
2 Healers: Monk e Priest Discipline
2 MDPS: Paladin e Druid
4 RDPS: Mage Frost, Warlock Destruction, Shaman e Hunter Survival


Vídeo oficial da primeira Kill

 

{youtube}kJGxPxUahpg{/youtube}
Skullcan Channel - Garrosh 10N - First kill Sapphire Guard

 


Dificuldades:

Há várias etapas da luta em que tivemos dificuldades, algumas foram bem fáceis de resolver, outras levaram tempo de prática. Como matamos o boss apenas uma vez em normal mode (tivemos problemas de conexão, falta de luz e etc), nós só temos a experiencia da primeira kill e de Flex, que é um ótimo treino!

Fase 1:

1.1- Queriamos que o DK tank ficasse no boss para o Paladin tankar os adds, porém, o boss bate muito e o vengeance do DK fazia com que ele agrasse tudo. Todos sabemos que DK não serve pra tankar muitos adds e portanto tivemos que mudar: Paladin no boss, DK puxava os adds e o Paladin tankava tudo, fazendo um DPS altissimo.
1.2- Nunca tivemos problemas de interrupt no Farseer, mas isso pode ser um problema para alguns grupos.
1.3- Posicionamento dos melees no momento da Iron Star: algumas vezes alguém dormia e morria....


2- Fase 2 (parte 1)


2.1- Mind Control: em algumas tentativas, falhamos no interrupt de alguns players, principalmente quando acontecia de nosso warlock estar em MC, pois normalmente era ele quem retirava os dois MC em poucos segundos.
2.2- Troca de Taunt: Percebemos que há algums tipo de bug que impede que os tanks tauntem normalmente o boss, isso pode causar infartos....

3- Fase 2 (parte 2) (Após segunda Heart Phase)


3.1- Mind Control: em algumas tentativas, falhamos no interrupt de alguns players, principalmente quando acontecia de nosso warlock estar em MC, pois normalmente era ele quem retirava os dois MC em poucos segundos.
3.2- Matar adds após whirldwind (e curar whirldwind): demoramos MUITO para masterizar esta etapa. Basicamente, não estávamos nos posicionando bem o suficiente. 
3.3- DPS insuficiente: Devido à má execução da mecância do Whirldwind, muitas vezes não tivemos DPS suficiente para finalizar esta fase antes de uma terceira Heart Phase!

4- Heart Phase


4.1- Pegar buff para reduzir dano: precisamos definir uma estratégia praticamente a prova de falhas para que todos ficassem com o buff e facilitasse MUITO o healing.
4.2- Na sala em que temos que descer as escadarias (add gigante), devido à nossa estratégia, era possível que o boss usasse um anihilate na escada, enquanto o grupo ainda estivesse lá.

5- Fase 3


5.1- uma dificuldade (e também dica) é passar de fase no momento adequado. Para isso, precisamos aprimorar muito a estratégia na Fase 2. Era importantíssimo que passássemos a fase sem nenhum Add ou alguém em MC, para maximizar o DPS.
5.2- Mind Control: Sem a possibilidade de stuns, foi bem difícil nos adaptarmos a essa mecanica.
5.3- Healing intenso durante o Whirlwind sem espaço na sala.

 

Posicionamento:

Um dos aspectos mais importantes deste boss é o posicionamento. Há várias formas de se posicionar neste boss para fazer a kill, cada uma tem seus pontos fortes e fracos, mas o importante é que o core inteiro esteja ciente da estratégia posicional e que todos a sigam à risca e que ninguém tenha dúvida quanto a que direção se mover.

Nossa estratégia posicional foi relativamente simples:

Fase 1 e Fase 2 (parte 1): Boss no centro da sala, todos os ragends ficam stacados em uma das duas marcas localizadas próximas ao trono (formando um triângulo imaginário "Marca 1 - Boss - Marca 2") com +- 35y entre elas. Nós começamos na marca à direita do trono, e trocávamos de marca a cada "Dessecrated Weapon". Na fase 2, durante o Whirlwind, os melees também stacavam com os rangeds e os tanks levavam o boss para mais longe (para facilitar o healing).

Fase 2 (parte 2): A movimentação geral mantem-se, porém, visto que o Whirlwind faz com que diversos adds spawnem, a raid não pode ficar parada e muito menos stacada, portanto, definimos que 5 segundos antes do Whirlwind, todos os rangeds e melees se espalhariam fora do círculo central, ao redor da marca, porém NUNCA entre uma marca e outra, ou seja, todos movimentavam-se de forma a usar o exterior (laterais) da sala. Isso significa que algumas "Dessecrated Weapon" podem acabar caindo em setores completamente inúteis da sala e podem ser totalmente ignoradas, ao mesmo tempo que a raid talvez não precise mudar de "marca de stack" (menos movimentação = mais DPS).

Fase 3: Visto que muitas vezes algumas Weapons ficaram vivas da Fase 2, a movimentação se torna muito mais volátil. A estratégia mantem-se muito parecida: Stack para Weapon, tira os MC, espalha pro Whirlwind... porém, os locais para onde a raid vai se mover, podem não ser os mesmos das fases anteriores (por causa da weapon estar viva lá). Vou explicar melhor na parte de estratégia.


Mecânicas da luta:

Assim como o Sha of Pride, este boss é um relógio. Todas as skills acontecem na mesma ordem, nos mesmos timers, sendo que aprimorar a estratégia só depende de prática mesmo. Sendo um relógio, você consegue programar CDs e posicionamento com muita precisão.

Quando estudei a luta, fiz esse DOC para me ajudar:
https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AvPNd6XAO8dpdFhOYmx4NkNuYjRsQkh4QlBoenNoMVE&usp=sharing
(muitas vezes eu faço planilhas com números, CDs e timers para organizar melhor as idéias e programar estratégias)

Fase 1

Boss bate igual um caminhão
Summona 2 Engineer (15s depois, o que estiver vivo solta a Iron Star, que demora 10s para causar dano)
Summona 6 adds melee
Summona 1 Farseer
Joga Dessecrated Weapon
Passa de fase com 10% de life e volta para 100% após o Roleplay (não adianta tentar matá-lo, ele sempre volta pra 100%)

Fase 2 (parte 1):

Depois de voltar para 100% de life, a raid tem 10s livres e é puxada para o Coração
Boss bate igual um caminhão e aplica um debuff (taunt com 3 stacks)
Joga Dessecrated Weapon
MC em dois players
Whirlwind
2 minutos e 35 segundos depois de voltar do Coração, o boss inicia uma nova fase de Coração (e ganha 10% de life)

Fase 2 (parte 2):

Considero "parte 2" porque normalmente, depois de duas fases do Coração, o boss vai estar acima de 25 de energia e o Whirlwind vai começar a summonar adds.
Boss bate igual um caminhão e aplica um debuff (taunt com 3 stacks)
Joga Dessecrated Weapon
MC em dois players
Whirlwind que summona adds (quando um add morre perto de outro, o outro ganha 200% de damage, 200% de life e full life)!
2 minutos e 35 segundos depois de voltar do Coração, o boss inicia uma nova fase de Coração (isso nunca deve acontecer, a não ser que seu core garanta que saindo desta fase, o boss ainda não estará com 50 de energia).
Passa de fase com 10% de life e GANHA 20%. <- ISSO É MUITO IMPORTANTE !!! -> Ele GANHA 20%, portanto, quando mais seu core bater durante o RP, mais rápida fica a fase 3 (que é um caos). Nós conseguimos tirar 9.4% do life dele antes de ele ganhar os 20%, ou seja, quando a fase iniciou, ele estava com 20% de life!

Fase 3:

Após o Roleplay, o boss vai dar um tempo de 5s até o primeiro Dessecrated Weapon. Quem usa DBM, vai ver timers antigos (da fase 2) e pode confundir!
Boss bate igual um caminhão e aplica um debuff (taunt com 3 stacks)
O debuff do tank explode quando acaba o timer, causando um dano enorme e outro debuff que aumenta o dano que o tank toma (ou seria a raid inteira? não lembro)
Joga Dessecrated Weapon (que se cura sozinha, portanto, não é interessante tentar matar)
MC em dois players (que não recebem nenhum tinha de stun, apenas interrupt)
Whirlwind que summona adds (quando um add morre perto de outro, o outro ganha 200% de damage, 200% de life e full life)!

Fases do Coração:

Todos os adds da sala devem ser mortos para fazer o Garrosh parar de ganhar energy.
Redomas de energia podem dropar dos adds e quando um player entrar em contato, a redoma explode e dá um buff para todos os players a 1 ou 2 yards de distancia, o buff reduz o dano tomado na sala do Coração.
Garrosh ficará constantemente castanto um "shockwave" não-interrompível. O cast é de 2.5s e ele sempre mira em um player. O dano é fatal para quem estiver na área afetada, mas toda a raid toma uma dano, que não muda de acordo com distância. O dano é mágico.


Estratégia Utilizada:

A estratégia para a fase 1 foi simples. Logo de começo percebemos que nosso DPS seria suficiente para não atingir 10 minutos de luta, portanto não usamos Heroism no pull.
Definimos que o hunter seria o assassino do engenheiro que faz a Iron Star passar mais perto do trono, deixamos o outro vivo (o dano da iron star era o único dano alto na raid e mesmo assim não era muito perigoso). Colocamos um portal de Warlock para ajuda-lo.
O mage e o warlock eram os principais responsáveis por matar a Dessecrated Weapon. O Shaman elemental e os melees destruiam os adds, e basicamente os tanks interrompiam os chain heal do farseer. O único trabalho os healers é prestar atenção no heal do Tank, que pode ficar bem pesado se os adds não morrerem rápido.
Como eu disse, o heal da fase 1 é muito baixo, porém, o "reloginho" da luta é similar em todas as fases! Se você prestar atenção, acontece um dano grande na raid a cada 40 segundos (mais ou menos) e após o terceiro dano grande, uma fase de coração. Na fase 1, este dano alto é a explosão da Iron Star. Nas outras fases é o Whirlwind!

Sabendo disso, definimos os CDs de raid da seguinte forma:
1- Spirit Shell + Aura Mastery
2- Barrier + Totem Shaman
3- Spirit Shell + Aura Mastery

Além destes, ainda há o Revival e o Tranquility do nosso feral druid, que seriam usados em casos de emergência.

Na fase 2, a estratégia complica um pouco:
Na parte 1 (sem adds durante o Whirlwind), basta se posicionar corretamente, e usar os CDs que não haverá surpresas.
Definimos uma cor para stackar assim que voltarmos do primeiro coração. A raid tem apenas 4 segundos para chegar lá antes do dessecrate weapon. Porém, conforme as tries foram progredindo, percebemos uma forma de aumentar nosso dps: assim que voltassemos do primeiro coração, iríamos todos para o trono e a weapon que spawnasse por lá, ficaria lá até o final!
Após a arma, stacávamos em uma das marcas inicias para tirar os MC, e em seguida, curávamos o Whirlwind.

 

Atenção para a ordem dos eventos durante a fase 2:


Dessecrate
MC
WW
Dessecrate
MC
WW
Dessecrate
MC
>Dessecrate
>WW

Percebam que há uma alteração da sequencia no final da fase!
Duarante o último Whirlwind, foque todo o DPS da raid na Weapon, pois a raid será puxada para o coração logo em seguida!
O momento ideal para passar para a fase 3 é após o último MC e antes do último Whirlwind. Se o boss estiver com 12%, pode dar heroism e aproveite o tempo que você pode ficar simplesmente parado para tirar tudo que você puder de life dele!

Tivemos muitos problemas na fase 3, por causa do MC. Decidimos usar uma estratégia de "grupos", ou seja, definimos 2 trios de DPS:
Warlock - Shaman - Druid
Hunter - Mage - Paladin
Quando o MC acontece, o Warlock fala o nome de um dos players, e o trio dele é responsável pelos interrupts e dps desde player, enquanto o outro trio faz o mesmo com o outro. Simples! Eliminamos o problema que já nos havia feito wipar com 2% duas vezes: todos interromperem o mesmo cara ao mesmo tempo... -.- sim... absurdo!

Basicamente, na fase 3, começamos com os rangeds longe do boss, em um local definido pelo Raid Leader durante o Roleplay (ou antes, tudo depende da "limpeza" da sala). Assim que o Dessecrate é lançado, todos stackam no pé do boss por causa do MC. Assim que o MC acontece, os tanks levam o boss o mais longe possível, pois é o momento do Whirlwind, a raid vai se espalhar e curar/usar os CDs que já foram definidos previamente. Os adds na fase 3 devem ser tankados e ignorados, nenhum deve morrer! Evite usar AOE! Se muitos adds ficarem buffados, o tank vai morrer pra eles...
Após o Whirlwind, os melees podem ir bater no boss e o Raid Leader vai definir um novo ponto de stack para o Dessecrate... após o dessecrate, todos stackam no pé do boss... Vocês entenderam né? o relógio continua o mesmo, porém muito mais caótico! Nós matamos o boss durante o segundo MC e eu duvido que seja possível controlar a luta por muito mais tempo do que isso.

Fases do coração:


Grito de Druid logo no inicio!
Divida a raid em dois grupos equilibrados em termos de dps (1 tank, 1 healer e 3 dps), cada grupo é responsável por um "lado" da fase!
Evite usar CDs que já foram definidos para ser usados na fase normal.

Terrace of endless springs


Agre tudo e use AoE quando chegar no topo da escadaria! As bolinhas são individuais, evite a todo custo passar por cima de mais do que uma!

Temple of Jade Serpent


Ao todo, vão aparecer 5 bolinhas médias (dá pra saber se vai dropar, por um buff que há nos adds). Quando ela aparecer, espere todos chegarem exatamente ao lado dela e depois passe por cima. Dá pra fazer a raid inteira pegar o buff de uma vez só se for bem coordenado. Atenção! Não demore muito para fazer isso... é possível curar os players sem o buff, mas fica bem mais perigoso, principalmente se o boss resolver sempre mirar em um healer.

O outro que tem q descer escadas e não lembro o nome
São apenas dois adds gigantes e apenas 2 bolas, tanke-os de costas para a raid e faça a mesma coisa para pegar o buff, só entre na bolinha quando todos estiverem perto!
Cuidado com a escada, se você for rápido demais, vai acabar "pulando degraus" e pode pegar a bolinha sozinho!
Cuidado para não matar um mob muito antes do outro, pois o boss pode resolver dar o shockwave no grupo que ainda está na escada!

 


Para mais discussões sobre estratégia: http://sapphireguard.guildlaunch.com/forums/viewtopic.php?t=9614987&gid=332750


Comentários para priests:

- Mesmo com o tal priest que solou o heroic de holy, discipline ainda é incrivelmente útil nessa luta
- Abuse do attonement!
- Divine star (dps nos adds na fase 1, heal otimizado no WW sem adds e na fase de coração).
- Cascade é uma boa opção, mas não vi necessidade em testar.
- Vi vários priests usando Halo (indo para longe da raid no momento do WW para maximizar...), não testei e não vejo isso como uma vantagem!
- Spirit Shell sempre que possível nos WW e Iron Star! 
- Ajude a matar as armas!
- Dê Speed para o hunter chegar nos engineers
- Glyphs: Holy Fire, Smite, penance... sim, eu foquei em dar DPS!
- Quando sair da Dessecrated Weapon, use um PW:S para ganhar speed, porém, na Fase 2, cuidado! Se você for alvo do MC e estive com shield, pode dificultar muito o trabalho da raid, lembre de tirar o buff do shield antes do MC.
- Fear em área nos MC, se necessário
-

Algumas dicas importantes:

- Durante a fase 2, um warlock consegue tirar os dois MC praticamente sozinho (stun, havoc, Chaos Bolt)
- Tanks podem ter problemas ao tauntar o boss, aparentemente, quando o tank não está "dentro" do boss, o taunt pode simplesmente não funcionar...
- É mais importante matar os adds do que stackar para o Dessecrate
- Melees em melee range do boss não podem ser alvo da Weapon, porém, quando não estão em melee range, parece haver uma "preferência" do boss por mandar a Weapon neles!
- Procure pequenos detalhes na luta para reduzir movimentação e aumentar o DPS
- Se o seu DPS, na fase 1, for suficiente para passar de fase antes da terceira Iron Star, é bem provável que é alto o suficiente para ser controlado no final fase 2 e passar em um momento "clean" para a fase 3!
- Na fase 2, tente ser puxado para o primeiro coração com 95% de life no boss e depois com menos de 40%!
- Na fase do coração, tente sempre tirar 8 a 10% de life do boss
- Treine exaustivamente como pegar o buff de redução de dano para a raid toda, isso vai facilitar muito!

 


Boa sorte!