Subtlety 5.4 PVE Guide - The Hipster Rogue

Escrito por Poucopelo. Publicado em Classes

Why hipster? Because no one plays it.

Este guia não é voltado para rogues iniciantes, nem irá cobrir conceitos de aspectos básicos relacionados á mecânicas gerais da classe (como builders, finishers, explicação de CP e etc). Eu não recomendo Subtlety para quem é novo na classe, ela é considerada por muitos a spec DPS mais difícil do jogo junto com Feral e sinceramente você vai precisar de muita atenção e prática se quiser tentar chegar perto de tentar efetuar tudo da melhor maneira. Caso você esteja começando agora, eu recomendo Assassination, ela é simples e competitiva, e você pode sempre ter uma off spec de Subtlety visto que ambas utilizam adagas.

Por que Subtlety?

No patch 5.4, todas as três specs são viáveis e todas elas apresentam um ponto forte que fazem as fazem se diferenciar uma das outas.


                Combat possui um dos melhores cleaves do jogo, é quase que obrigatório em progressão que você jogue de Combat no Galakras e nos Spoils. Além disso possui o Single target argumentavelmente mais forte e o melhor AoE em geral das 3.
                Assassination é aquela spec que até seu cachorro joga, ela é a spec DPS mais fácil do jogo (sem ciúmes Arcane Mages, vocês estão em segundo), apresenta um DPS competitivo, te permite focar toda sua atenção na luta e é a única spec que possui uma mecânica de execute. Isso faz dela uma spec "segura" pra fazer progressão em qualquer boss que o fator principal seja ficar vivo.
                E Subtlety? Sub possui uma janela de burst ridiculamente confiável, existem guildas que conseguem fazer a Assembly Line do Blackfuse utilizando somente 1 rogue Sub por belt.
Além disso, possui também um single target muito forte, melhor que Assassination porém um pouco atrás (teoricamente 1%) de Combat. O problema é que o AoE da spec é um dos piores do jogo.

A spec em si é o próprio conceito de rogue, utiliza mecânicas do stealth durante toda a luta e se aproveita das brechas da armadura do inimigo para efetuar poucos golpes, porém certeiros (1.5M Eviscerate Crit anyone?)

 

          Se você está cansado de jogar de Assassination (eu durmo) ou quer jogar de Combat mas não conseguiu armas lentas ainda, simplesmente mude um reforge e vá se divertir de Sub, ambos usam adagas de qualquer forma.

 

Mecânicas Exclusivas

 

Find Weakness

Te faz ignorar a armadura do alvo por 10s depois de efetuar Ambush, Garrote ou Cheap Shot.
Toda a spec irá jogar ao redor desse debuff, ele é nossa prioridade máxima e tudo que nós vamos fazer irá ser feito para que esse buff continue ativo.
Mas ele dura 10s e só é aplicado depois de um golpe que precisa estar invisível, como eu vou manter isso ? Por esse e por outros motivos que a spec não é para iniciantes.

Sanguinary Vein

Aumenta seu dano geral em 35% e o dano de seu Rupture em 50%, esse buff não pode cair nunca, você vai mantê-lo sempre ativo, mas não se preocupe com isso, utilize o Glyph of Hemorrhaging Veins e concentre-se em sempre ter o bleed do Hemo ativo.

 

Master of Subtlety

Aumento de 10% de dano para qualquer golpe utilizado em Stealth e nos próximos 6s depois dele. É acionado pelo Vanish, mas não pelo Shadow Dance.

Subterfuge

Junto ao Glyph of Vanish, irá te permitir renovar o FW várias vezes durante a luta.

Shadow Dance

Te permite utilizar as habilidades de Stealth, é sua maior fonte de burst e também um renovador de FW.

Honor Among Thieves

Te dá 1CP sempre que alguém critar na raid, só pode acontecer a cada 2s.

Stats

Agility é o stat mais importante, depois deles os secundários não fazem lá muita diferença, porém haste te faz aproveitar melhor as janelas de FW e crit é simplesmente ridículo quando um Eviscerate crita mais de 1M.

                Os stats então vão ficar: 

Hit (<7.5%) = Exp (<7.5%) > Agility > Haste > Crit >Mastery

Sim, Crit é melhor que Mastery mesmo a Mastery de Sub aumentando o dano de seus Finishers.

Se sua Main Spec é Combat, pode utilizar o Reforge de Combat sem problemas, a diferença entre Crit > Mastery e Mastery > Crit é mínima.


Agora o começo do guia

Priority Lists

O opener vai parecer bem complexo, e tem um motivo, ele é complexo mesmo.

Abreviações

FW = Find Weakness

SV = Sanguinary Vein

SnD = Slice and Dice

SD = Shadow Dance

SB = Shadow blades

Hemo = Hemorrhage

Evis = Eviscerate

Window = Janela

Opener

 

1º - Stealth antes do do DBM Pull

2º - Premeditation para gerar 2CP no boss aproximadaemnte 15s antes da luta

3º - Tira o Stealth

4º - Pré-pot quando faltar 3s~ para o pull

5º - Stealth novamente e tricks caso você vá utilizar

5º - Slice and Dice com os 2CP que você gerou com o Premeditation faltando 1s pro pull

6º - Shadowstep caso você utilize no momento do pull

7º - Garrote para gerar tanto o SV e o FW

8º - Ambush

9º - Ambush

Fim da primeira Stealth Window

Nesse momento você irá sair da sua primeira Stealth Window, você provavelmente terá seus 2 trinkets procados, terá FW, terá SV e terá SnD. Você também terá 5CP, a partir de agora sua maior prioridade é se aproveitar ao máximo desse momento em que você tem tudo de forma com que você fique seguro para um bom tempo, nesse momento, utilize um Eviscerate para se livrar desses CP e execute um Hemo para colocar o debuff e continuar com SV quando o seu Garrote terminar (opcional, você pode muito bem utilizar um rupture depois, a diferença é irrelevante).

10º - Shadow Dance e Shadow Blades imediatamente após o encerramento da primeira janela de stealth. O motivo pelo qual você irá ignorar o FW e simplesmente ligar o SD é a existência dos trinkets, um SD+SB inicial irá te colocar em um estado de Ambush > Evis Spam, e cada Evis vai critar absurdamente alto.

11º - Ambush > 5CP Evis durante o SD, tente maximizar o FW uptime guardando energy para soltar um ultimo ambush faltando 1s para o fim o SD, renovando a assim o buff em seus máximos 10s mesmo depois do SD.

 

 

Obs: As vezes será necessário renovar o SnD durante a FW window, isso é uma perda de dano de 32% em um eviscerate que poderia ser utilizado dentro da window e foi utilizado fora, logo, tente sempre planejar suas stacks de anticipation para que você possa renovar suas coisas enquanto não está perdendo dano, claro que nem sempre será possível e é ridiculamente difícil de fazer direito se levar em consideração procs aleatórios do 4p (transformam o próximo backstab em um ambush, logo, te dá um FW). Não se desespere caso seu SnD esteja caindo e você esteja em uma FW window, deixar ele cair é pior que utilizar um finisher fora do FW.

Obs 2: Rupture é sempre melhor que Evis fora do FW, principalmente com trinkets. Dentro do FW a diferença entre os 2 é muito baixa e alguns jogadores preferem simplesmente utilizar Eviscerate sempre, visto que é um dano instantâneo e não um bleed. Durante o FW eu pessoalmente deixo o Rupture cair caso tenho Hemo up para manter o SV.

 

12º - Após o términio do SD, se você tiver feito o ultimo ambush corretamente, você terá 10s de FW. Aproveite que você está sem trinkets e renove o seus buffs e seus bleeds.

Obs: A rotação fora da janela de Stealth consiste em 1 Hemo a cada 24s para manter o SV, Backstab caso você possa ficar nas costas do boss e Hemo indiferente do tempo do seu bleed caso você por algum motivo não possa ficar atrás do boss. Que fique claro que isso não é uma escolha, não ficar atrás do boss é um DPS loss enorme pra sub.

13º - Quando seu FW estiver para acabar, comece a juntar energy e CP e quando estiver em 2s ou 1s restante, utilize seu primeiro Vanish, isso te dará outra stealth window de forma com que o primeiro Ambush irá se aproveitar do FW. A utilização do talento do Subterfuge junto do Glyph do Vanish irá te dar 2 Subterfuge duas vezes, são 6 segundos de Ambush e você deve aproveitá-los ao máximo possível, sempre lembrando de soltar o ultimo Ambush faltando 1s para terminar o segundo Subterfuge para renovar o FW.

14º - O CD do seu SD está próximo de voltar e você tem FW up, utilize-o da forma que já está fazendo desde o início e renove tudo que tem pra renovar, depois comece a juntar energy e CP para o SD.

Obs: Se seu FW cair nesse momento, não se desespere, isso é normal e só pode ser evitado caso você proque o 4p ou utilize preparation para outro vanish, utilize seu tempo sem FW para renovar Rupture e SnD.

15º No segundo SD você deve entrar nele já com 4+CP, porque seus trinkets provavelmente estão próximos de procar ou já procados, e você vai querer se aproveitar dos procs utilizando o maior número possível de Eviscerates durante o FW, e como sempre, guardando energy para um ultimo Ambush no ultimo segundo de SD.

Obs: Em uma raid de ilvl alto, você irá ganhar vários CPs extra devido ao HaT, então cuidado para não ficar muito tempo em 4 stacks do Anticipation, se não você vai começar a perder os CPs.

A partir de Agora o seu "opener" acaba e a ordem de acontecimento das coisas irá depender do RNG e você deve estar preparado para procs de trinkets RPPM e etc, mantenha a tática de utilizar o ultimo Ambush faltando 1s pro fim do buff que te permite usá-lo para aumentar o seu uptime de FW, nunca deixe seu SnD nem seu SV cair e mantenha-se atento a procs do 4p, lembre-se que você estará ganhando 1CP a cada +-2s devido ao HaT e nunca saia das costas do boss, apenas se necessário mesmo.

Obs: Ter  SD e SB up pro Heroism caso ele seja utilizado somente no final é algo incrivelmente forte, lembre-se disso (1M Evis Spam anyone? :P)

 Fuck this shit

 

 PS: Eu irei melhorar o layout e adicionar as coisinhas básicas quando tiver tempo, mas por enquanto tá ótimo já.

Tags: rogue, subtlety,