Rogue Combat 5.4

Escrito por Poucopelo. Publicado em Classes

Por que combat?


Bem... como muitos de vocês devem saber, a especialização Assassination é indubitavelmente mais fácil de se aprender, gera bons resultados e abre espaço para o player aprender novas lutas sem se preocupar muito com downtime (tempo fora do boss) ou com mecânicas complexas de classe que possam tirar a atenção da luta em si.
Mas então, por que Combat? A spec em si, desde os tempos remotos, sempre foi a spec de Rogue que somente fazia pve, Assassination e Subtlety sempre foram bem competitivas no PVP... Com as mudanças do patch 5.4 e um Trinket que diminui seus CDS, a especialização melhorou bastante em geral, aliás, ela sempre foi melhor em cleave e em certas situações, e por sua própria natureza, elevado peso em seus CDS (Adrenaline Rush + Shadow Blades e Kiling Spree), ela acabou tornando-se bem competitiva.

Bom, o guia não está bonito, não está fluído e cheio de imagens legais, não está interativo, mas pode ter certeza que cobre tudo que poderia cobrir e que não há nada na internet por aí em português mais completo (as coisas do jogo estão em inglês), eu iria mentir se dissesse que passei muito tempo trabalhando nisso, eu realmente não levei mais de umas 5 horas, então está com uma formatação bem simples mesmo, espero que ajude alguém por aí.

E afinal, o transmog fica bem mais legal com 2 armas grandes do que com duas faquinhas.

Tabela de Conteúdos

 

1 - Abreviações
2 - Talentos e Glyphs
2.1 - Talentos
2.2 - Glyphs
3 - DPS
3.1 - Venenos
3.2 - Habilidades Principais
3.3 - CDs ofensivos
3.4 - Rotação
3.5 - AoE
3.6 - Utilizando seus CDs
4 - Avançado
4.1 - Táticas Elaboradas
4.2 - CDs Defensivos
4.3 - Sieg of Orgrimmar e os seus CDs
5 - Gearing
5.1 - EP Values e Caps
5.2 - Armas
5.3 - Best in Slot
5.4 - Reforge
5.5 - Gems
5.6 - Comsumables
5.7 - Professions
6 - Raças



1- Abreviações

Agi

Agility

AoE

Area of Effect

AP

Attack Power

AR

Adrenaline Rush

BF

Blade Flurry

BG

Bandit's Guile

BiS

Best in Slot

Capping

Hitting max. energy

CC

Crowd Control

CD

Cooldown

Clipping

Refreshing something that's still active

CoS

Cloak of Shadows

CP

Combo Point(s)

CR

Combat Readiness

CT

Crimson Tempest

DoT

Damage over Time

DP

Deadly Poison

DPE

Damage per execution

DPR

Damage per resource(energy) point spent

DPS

Damage per second

EP

Equivalence Point

Evis

Eviscerate

FoK

Fan of Knives

GCD

Global Cooldown

KS

Killing Spree

MG

Main Gauche

MH

Main Hand

MS

Mortal Strike Effect (healing reduction debuff)

NYD

Not yet determined

ICD

Internal Cooldown

OH

Off Hand

Rep

Reputation

RF

Raid Finder

RvS

Revealing Strike

SB

Shadow Blades

SnD

Slice and Dice

TotT

Tricks of the Trade

WP

Wound Poison

2 - Talentos e Glyphs

2.1 - Talentos

 

Shadow Focus

A Diminuição de Energy fornece um opener mais suave e mais rápido de começar a fazer efeito, porém, a diferença é mínima e depende do jogador.
Leeching Poison

Também algo cosmético, não que essa curinha vá lhe salvar, ele é simplesmente o menos inútil em algumas lutas.
Elusiveness

Esse talento pode facilitar, e muito, sua vida, utilize em qualquer luta em que você tome muito dano em geral.

Shadowstep

Também algo preferencial, entretanto é o mais eficaz em mudar de target rapidamente, logo, você vai preferir utiliza-lo mais que os outros 2.
Burst of Speed

Pode ser útil em lutas de alta mobilidade, porém lembre-se que seu Sprint tem seu CD reduzido em 2s por cada CP gasto em finishers, ele provavelmente sempre estará up quando você precisar.
Prey on the Weak

Pode ser útil em qualquer luta em que utilize-se de CC

Shuriken Toss

Utilize apenas em lutas em que aja um Downtime grande, como tok.

Anticipation

Aumenta muito a qualidade de vida da spec, visto que você vai conseguir controlar seus CPs muito mais facilmente, utilizar suas Insights de melhor forma e abusar das mecânicas da spec.

 

2.2 - Glyphs

Todos os Glyphs são situacionais

Glyph of Cloak of Shadows

Qualquer luta que você leve dano físico.
Glyph of Feint

Qualquer luta em que envolva muitas mecânicas de AoE, também aumenta a duração do talento Elusiveness.

Glyph of Sprint

Útil em lutas com movimentação.

Glyph of Kick

Útil em lutas em que você tenha que interromper algo.
Glyph of Expose Armor  

Caso você tenha que deixar o debuff de redução de armadura.

Glyph of Sharp Knives

Ótimo para o AoE físico geral da raid.



3 - DPS

 

3.1 - Venenos:

Prioridade: Deadly Poison

Situacional: Wound Poison 

Caso necessário diminuir a cura feita pelo boss.

O Poison não letal varia de encontro pra encontro, mas em 99% dos casos, use Leeching Poison se não precisar de Elusiveness.

3.2 - Habilidades Principais:

Stealth- Sua Habilidade característica da classe, você sempre iniciará o combate dela.

Ambush - Seu opener do Stealth, utilize sempre que estiver em stealth, isso é, no início do combate e durante seu vanish.

Revealing Strike- Uma habilidade que você terá que manter quase sempre ativa, ela abre a possibilidade de você gerar 1CP extra utilizando Sinister Strike e aumenta o dano dos deus finishers em 35%

Sinister Strike - Seu Combo Point Builder principal, muitas vezes representará sua principal fonte de dano.

Eviscerate - Seu Finisher ofensivo principal, utilize-o para eliminar seus CP.

Slice and Dice - Sua Habilidade que acelera a velocidade de seus ataques básicos, ela é sua prioridade máxima.

Rupture - Um Finisher que dá dano ao longo do tempo em forma de bleed, você o utilizará seguindo algumas regras que serão cobridas abaixo.

Fan of Knives‎- Uma habilidade que dá dano em área, seu uso vai depender muito de quantos alvos disponíveis você tem, um número não definido mas muito próximo de 6.

Crimson Tempest - Um finisher que além de dar dano em área também deixa um sangramento em todos os alvos, utilize-o somente uma vez a cada 12 segundos caso tenha mais de 5 alvos.

Blade Flurry- Uma habilidade que "clona" seu dano em até 4 alvos próximos com 40% do dano inicial, porém diminui sua regeneração de energy em 20%, utilize-a sempre que for bater em mais de 1 alvo.

3.3 - CDS Ofensivos

Killing Spree - Sua habilidade que causa mais dano por cast, você vai querer utiliza-la quase sempre no CD, explicarei mais tarde. Ela te teleporta para as costas do inimigo a cada 0.5 segundos fazendo com que você ataque uma vez com cada arma 7 vezes, todo o dano causado é aumentado em 50% durante seu uso.

Adrenaline Rush - Seu CD de dano mais forte, utilizado em conjunto ao Shadow Blades, pode apresentar um dos burst mais forte do patch. Ele aumenta sua regeneração de energy em 100% e sua velocidade de ataque em 20%, além de diminuir CD global de Sinister Strike, Revealing Strike, Eviscerate, Slice and Dice e Rupture em 0.2 segundos.

Shadow Blades - Um cd que sozinho já é muito forte, porém ele sempre irá alinhar com o Adrenaline Rush e você sempre irá utiliza-los em conjunto. Ele faz com que todos os seus ataques básicos causem Shadow Damage, sim eles vão ignorar armadura, e faz com que todos as suas habilidades geradoras de CP gerem 1 CP extra.

 

 

 

 

3.4 - Rotação

 

Prioridades Single target:
1 - Ambush em Stealth (Vanish ou início da luta)
2 - Slice and Dice com qualquer quantidade de CPs que você tenha disponível.
3 - Aplicar e manter Revealing Strike para qualquer momento em que você vá utilizar Sinister Strike, Eviscerate ou Rupture.
4  - Utilize Sinister Strike como seu gerador de Combo Points principal, e Eviscerate como seu finisher caso você já tenha Slice and Dice e o alvo já tenha Rupture, utilizar com 5CP.
5 - Utilizar Rupture é um ganho mínimo de dps (em torno de 2%), as regras são:

5.1 - Sempre utilizar com 5CP.
5.2 - Nunca utilizar caso o alvo já tenha Ruture.
5.3 - Não utilizar em momentos de alta taxa de energy: Heroism, Adrenaline Rush.
5.4 - Não utilizar em momentos de Burst

5.5 - Não utilizar caso a energy vá chegar em 100% com o retorno.

5.6 - Jamais utilizar caso você esteja batendo em mais de 1 alvo com Blade Flurry.

6 - A utilização de Vanish durante a luta é um ganho de DPS, sempre utilizar Ambush logo em seguida.

 

 

 

 

3.5 - Aoe:

Simplesmente ligue seu Blade Flurry e continue com sua rotação, porém sem utilizar Rupture.

Você vai perceber um aumento de dano caso utilize Crimson Tempest 1x a cada 12s caso existam mais de 5 targets.

 

3.6 - Utilizando seus CDS:

 

 

1 - Você sempre iniciará a luta e usará KS como seu primeiro CD ofensivo, logo seguido de AR+SB, para que possa utilizar logo em seguida outro KS.

 

Sua rotação durante o Adrenaline Rush + Shadow Blades deve ser composta por primeiro, 2 prioridades:
1 - Possuir sempre Slice and Dice

2 - Possuir Revealing Strike

Então, você entratá em um momento de spam de Sinister Strike, e gastará seus CPs com Eviscerate.

nota: Por motivos de energy, é beneficial sair do AR+SB com mais de 5CPs, pois você vai poder gastar em Eviscerates depois, que custam menos energy que gerar CP com Sinister Strike.

 

1.1 - O Importante aqui é maximizar o seu dano a partir do uso da redução de CD do Restless Blades, que diminui em 2s o tempo restante desses CDs por cada combo point que você gasta em Eviscerate, Rupture ou Crimson Tempest, logo, diminuindo em até 10 segundos por finisher.

E como funciona essa maximização? Simples, tentaremos encaixar as janelas de burst durante os níveis de Insight altos, amarelo e vermelho.

Mas como assim? Digamos que eu tenha 8 segundos restantes no CD do meu Killing Spree, e 6 segundos restantes na Insight vermelha (Deep Insight), nesse caso, é melhor que se utilize um finisher com 4CP, para resetar o CD do KS e então poder aproveitar um pouco do buff de 30% de dano utilizando o KS ainda com ele.

Então nem sempre eu vou utilizar finishers com 5CP? Não, nesses raros casos é mais lucrativo diminuir seus CDS sem desperdiçar CP, quanto mais rápido você conseguir encaixar um CD grande como KS ou AR+SB em um nível bom de Insight que irá expirar, melhor.

 

1.2 - Há momentos em que você irá simplesmente esperar para utilizar seu CD, esses momentos são:
1.2.1 - Quando você tem >20s restantes no CD do KS e tem o AR+SB aberto, é melhor esperar o KS abrir e utilizar o AR+SB depois, diminuindo o CD de ambos durante o SPAM de Sinister Strike + Eviscerate.
1.2.2 - Quando você está prestes a conseguir uma Insight mais forte, vale a pena esperar se for algo em torno de ~5s.

 

 

 4 - AVANÇADO

 

4.1 - Táticas Elaboradas:

1 - O Rogue Combat apresenta 3 níveis de Insight, são elas: A verde, a amarela e a Vermelha, que aumentam seu dano em 10%, 20% e 30% respectivamente.
O que você deve fazer para tirar maior proveito do seu DPS é:

1.1 - Priorizar o uso de finishers (Eviscerate e Rupture) durante os níveis amarelos e vermelhos.
1.2 - Utilizar-se do Anticipation para "atrasar" sua rotação de forma com que você consiga usufruir melhor da Insight vermelha.
1.3 - Tentar alinhar seus Finishers para que consiga utilizar seus CDS durante a Insight amarela ou vermelha.
1.4 - Utilizando seu Anticipation como um mestre:

Essa mecânica deve ser utilizada para retardar sua rotação e adquirir um maior nível de Bandit's Guile.

O que você vai fazer é continuar utilizando SS e RS para continuar adquirindo CPS, mesmo depois de 5. Mantenha em mente que seu SS pode gerar 2 CPs com o Debuff do Revealing Strike e até 3 caso esteja utilizando Shadow Blades,então, você deve utilizar ou um RS ou um finisher para não perder CPs.
Addons como Bandits Guile Helper Podem te ajudar a observar seu Buff de dano.

A utilização de Tricks of the Trade em outro DPS pode gerar um aumento drástico no burst do mesmo, muito comumente usada em conjunto com outro rogue, onde cada um casta no outro.

 

4.2 - Utilizando-se dos seus CDs defensivos:

Cloak of Shadows - Garante 5 segundos de imunidade a spells e pode dispelar a maioria dos Magic/disease/curse debuffs que podem chegar a te afetar.

Obviamente, o uso principal do cloak of shadows é para evitar levar dano direto, entretanto, existem muitas magias em raids que são imunes ao dispell do cloak em específico, nesse caso, é ótimo que você aprenda todas as mecânicas da luta para que você saiba quando poderá dispelar com cloak, quando não, quando poderá ficar imune a algo e quando não.

Essa habilidade também implica que você pode ignorar a maioria das mecânicas das lutas.

Evasion - Funciona muito bem para tankar o boss por alguns segundos, visto que te garante 100% de dodge, e é muito famoso pelos kills em que a raid toda morre aos 1% do boss e sobra somente você vivo.

Smoke Bomb - Com o patch 5.4,  não é mais um CD só de PVP, agora além de todos os benefícios de LoS que já garantia, também diminui o dano de todos que estiverem dentro em 10%, logo, você vai querer utiliza-la como um CD de raid sempre que sua raid precisar ficar stackada para mitgar dano.

Feint - Uma habilidade que diminui todos o dano AoE que você leva em 50% não pode ser ignorada, em conjunto com o talento Elusiveness, que faz com que a mesma também diminua 30% do dano geral recebido, você vai ser capaz de ignorar 95% das mecânicas de dano AoE.

4.3 - Sieg of Orgrimmar - Raid Mechanics e Rogues CDS

 

Ler a tabela das abreviações.

 

Immerseus (1)
- CoS funciona no Corrosive Blast
- CoS funciona no Swirl, Feint does not.
- ShS pode ser utilizado em through Swirl
- CoS funciona no Erupting Sha
Heroic
- CoS funciona para prevenir stacks de Swelling Corruption, não dispela os já existentes
- Somente as ativáveis, habilidades single-target ativam Swollen pride.
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The Fallen Protectors (2)
- CoS funciona em Inferno Strike
- Evasion funciona contra melee hits do Embodied Anguish, Shadow Weakness ainda stacka.
- CoS funciona em Mark of Anguish (Primeiro tick é imune), Shadow Weakness ainda stacka.
Heroic
- CoSing Inferno Strike no ultimo segundo para o Residual Burn.
- CoS protege contra o dano de Dark Meditation.
- CoS, Feint funciona em Calamity.
- CoS funciona em Shadow Word: Bane.
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Norushen (3)
- CoS, Feint funciona em Icy Fear.
- CoS funciona em Residual Corruption

- CoS funciona em passar através do Blind Hatred, utilize para usar Kiling Spree.

Heroic
- A imunidade do CoS funciona no Burst of Anger's Corruption.

Sha of Pride (4)
- CoS funciona em Mark of Arrogance dispel (não ganha pride), Swelling Pride (recomendado), Bursting Pride (ganha pride), Projection, Reflection explosion (ganha pride)
- Feint funciona em Prison DoT, porém tem que ser utilizado antes.
Heroic
-
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Galakras (5)
- Master Cannoneer Dagryn pode ser disarmado

- CoS funciona em Flames of Galakrond: remove stacks, imunidade ao dano.
- Feint, Glyphed CoS funciona em Muzzle Spray (Right Tower) e Arcing Smash (Left Tower). ShS pode te salvar e te colocar de volta na plataforma depois do Knock Back.
- Feint, Glyphed CoS funcionam em Skull Cracker.
- CoS, Feint funcionam em Poison Cloud, Deadly poison bolt volley.
- Glyphed CoS funciona em Bombard
- Você pode correr com sprint da torre da esquerda, targetar o canhão da direita e chegar nele com ShS

- Mind Numbing Poison funciona em Dragonmaw Tidal Shamans
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Iron Juggernaut (6)
- Glyphed CoS funciona em Borer Drill.
- CoS remove Laser Burn Debuff.
- Glyphed CoS funciona em Ricochet.
- CoS funciona em Seismic Activity.
- Você pode continuar no melee range utilizando ShS>CoS>ShS, de combat você também pode utilizar KS.

Heroic
Você pode fazer as minas caso tenha CoS glypado e Elusiveness

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Kor'kron Dark Shaman (7)
- CoS não funciona em on Toxic Mist.
- CoS Immune funciona em 1 tick de Toxic Mist.
- Vanish faz com que Haromm troque de target quando castando Foul Stream
- CoS, Feint funcionam em Foul Stream
- CoS funciona em Toxic Storm, Toxic Tornado, Foul Geyser, Foulness, Falling Ash.
Heroic
- Feint funciona em Iron Tomb
- Glyphed CoS, SB funcionam em Iron Prison
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General Nazgrim (8)
- Glyphed CoS funciona em Bonecracker Ticking Debuff
- Glyphed CoS funciona em Heroic Shockwave
- CoS funciona em Aftershock damage
- Glyphed CoS, Feint funciona em Warcry
- Glyphed CoS funciona em Ravager AoE damage.
- Kor'kron Ironblades, Kor'kron Assassins podem ser disarmados.
- Todos os adds podem levar CC com kidney Shot e Gouge

- CoS funciona em Magistrike
- FoK faz com queos  Assassins saiam do stealth
- Glyphed CoS funciona em Shoot e Multi-shot.
-----
Malkorok (9)
- CoS funciona em Breath of Y'Shaarj
- Feint funciona em Void Zones
- CoS remove Displaced Energy sem causar dano na raid.
Heroic
- CoS funciona em Essence of Y'Shaarj
- Burst of Speed remove o slow do add.
-----
Spoils of Pandaria (10)
- Shiv funciona em tirar o enrage dos Warcallers
- CoS não funciona em Brewmaster's Breath of Fire
- Smoke Bomb diminui o dano de Jun-Wei's Shadow Volley, Zu-Yin's Molten Fist, Xiang-Lin's Jade Tempest, Kun-Da's Fracture em players ranged.
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Thok the Bloodthirsty (11)
- ShS não deve ser utilizado em Blood Frenzy
- Keymasters podem ser disarmados
-Vanish remove seu fixate, CoS não.
- Shiv dispela os Enrages dos Jailers.
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Siegecrafter Blackfuse (12)
- CoS funciona em Conveyor Belts' Matter Purification Beams
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Paragons of the Klaxxi (13)
- Evasion funciona em Hisek's multi-shot
- Feint funciona enquanto stunado pelo Hisek's Aim
- CoS não funciona em Ka'roz's Caustic Amber.
-----
Garrosh Hellscream - Warchief of the True Horde (14)
- CoS and Feint funcionam em Whirling Corruption (não altera o spawn de mobs), Annihilate, Desecrate e Iron Star.

 

 

5 - Gearing

5.1 - EP Values e Caps

 

Stat

T14 EP

T15H EP

T16H EP

Agility

2.74

2.78

2.95

Yellow Hit Rating

2.50

2.46

4.56

Expertise Rating

2.43

2.18

4.26

Haste Rating

1.50

1.39

1.59

Mastery Rating

1.22

1.27

1.43

Crit Rating

1.02

1.12

1.43

White Hit Rating

1.00

0.70

1.02

MH Expertise

1.84

1.82

3.63

OH Expertise

0.59

0.36

0.63

 

7.5% Hit > 7.5% Expertise > 2x Haste > Agility > Haste > Mastery > Crit

 

 

 

 

5.2 - Armas

 

Uma arma 2.6 na Main Hand é obrigatória.

Utilize a arma que tiver maior ilvl na Off Hand, uma Dagger do mesmo ilvl de uma 2.6 será algo em torno de 1% melhor caso você não tenha o 4set do T16, e caso você o tenha, 1% pior.

 

 

 

5.3 - Best in Slots:

 

 

Slot

Item

Helm

Helmet of the Barbed Assassin

Neck

Immerseus' Crystalline Eye

Shoulders

Shoulderguards of the Righteous Stand

Back

Fen-Yu, Fury of Xuen

Chest

Tunic of the Barbed Assassin

Wrists

Bomber's Blackened Wristwatch

Gloves

Gloves of the Barbed Assassin

Belt

Damron's Belt of Darkness

Legs

Legguards of the Barbed Assassin

Boots

Stonetoe's Tormented Treads

Ring 1

Kil'ruk's Band of Ascendancy

Ring 2

Swift Serpent Signet

Trinket 1

Assurance of Consequence

Trinket 2

Haromm's Talisman

Mainhand

Seismic Bore

Offhand

Seismic Bore

 

 

5.4 - Reforge

 

Bem, como já apresentado, a prioridade é sempre adquirir o maior número de Haste possível, isso é, mais haste = mais energy = mais SS = mais finishers = mais CDS = mais DPS.

 

Sites como Shadowcraft e AskMrRobot ou WowReforge irão fazer esse trabalho pra você.

 

 

5.5 - Gems

 

Meta - Agile Primal Diamond / Capacitive Primal Diamond

RED - Deft Vermilion Onyx

YELLOW - Quick Sun's Radiance

BLUE - Lightning Wild Jade

PRISMATIC - Quick Sun's Radiance

 

5.6 - Consumables

Flask:Flask of Spring Blossoms

Food: Sea Mist Rice Noodles

Potion: Virmen's Bite (Recomendado utilizar antes do pull, eu tenho macrado no meu primeiro Slice and Dice)

 

5.7 - Professions

As únicas que realmente se destacam são: Blacksmithing e Engineering

Blacksmithing = +640 Haste

Engineering = 1920 agility por 10 segundos a cada minuto, deve ser utilizado junto de seus CDS.

As demais:

Alchemy, Enchanting , Inscription, Jewelcrafting, Leatherworking = +320 Agi

Herbalism = +480 Haste

Tailoring = +4000AP/15s 60s ICD

 

 

6 - Raças

Alliance:

Dwarf - 1% de Expertise extra com maças.

Gnome - 1% de Expertise extra com Daggers e Swords.

Human - 1% de Expertise extra com Maces e Swords,

Night elf - Pode utilizar 1 Ambush a cada 2min com o uso correto do Shadowmeld.

Pandaren - Ganha o dobro de status com comida.

Worgen - 1% de Crit extra.

 

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