Paladino Retribuição PvP 5.4

Escrito por Poucopelo. Publicado em Classes

Saudações guildies o/
Eu acredito que a maioria de vocês me conheçam, mas para quem não me conhece, sou o Kodiv/Kodivh/Kohin. Comecei a jogar WoW em 2006 na transição do Clássico (Vanilla) para o TBC e desde aquela época eu jogo de Mago/Paladino/Sacerdote (Mage/Paladin/Priest). 
Eu decidi escrever esse guia para jogadores iniciantes – em especial para uma Paladina muito promissora e linda 
Eu imagino que para alguns isso não seja necessário, mas para quem não me conhece, eu irei relatar as minhas experiências como paladino retribuição e minhas “credenciais”:

Eu - junto com o meu time - consegui conquistar 2.262 de rating em Arena 3v3 (~2400 mmr), também consegui atingir 2.242 de rating em Arena 5v5 e 2.043 de rating em Arena 2v2, além de receber o título de Duelista na série 11 (Cataclysmic/Cataclísmico).
Ainda na série 11, eu consegui 1848 rating em Campos de Batalha Ranqueados; novamente jogando como retribuição.
Desde então eu tenho diminuído o meu ritmo de jogo, entretanto, algumas mecânicas e o cerne da classe se encontram inalterados. Eu espero ser de alguma ajuda para quem busca entender melhor como esta especialização esquisita funciona em um ambiente PvP e quais suas funções como paladino retribuição. 

Introdução:

Em primeiro lugar, é substancial compreender que paladino não é uma classe DPS como as demais. Diferentemente dos Magos, Ladinos, Caçadores, etc, o Paladino Retribuição se fundamenta no binômio Dano-Suporte e não no binômio Dano-Controle. 


Como um Paladino Retribuição, é esperado que você seja capaz de oferecer suporte ao seu time através das suas curas, “Mãos/Hands” (que se tornaram em habilidades icônicas da classe) e – simultaneamente – ser capaz de produzir a quantidade de Dano necessário em momentos onde seu time se empenhe para garantir a morte de um inimigo (este é o momento em que você bursta). Por isso Dano-Suporte.
É de se esperar que você não produza quantidades absurdas de dano fora do seu burst (em geral, esta é a fase de suporte).
O balanceamento entre Dano e Suporte é elementar para que o paladino retribuição faça o diferencial no campo de batalha, você precisa atingir um meio termo para ser eficiente, caso contrário, você não passará de um healer mal feito ou de um guerreiro incapaz de matar alguém fora dos CDs. Atingir o meio termo é crucial para você ser eficiente, e acima de tudo, útil. 
Todavia, é importante que você não considere este meio-termo como uma zona de conforto, saber o momento de ser mais ofensivo e mais defensivo é crucial. Eu sei que isso pode parecer contraditório a princípio, mas é justamente isso que caracteriza paladino como uma classe de dano única. 
Com isso tudo em mente, partiremos para próxima parte do guia.

O que mudou para Retribuição com o advento do Patch 5.4?
Existem poucas mudanças que nos afetaram dramaticamente, eu listarei as de maior valia aqui.

1) Glifo de Esconjurar o Mal (Turn Evil) deixou de existir. Usar Esconjurar o Mal instantaneamente não é mais possível.  Agora a magia tem um cooldown de 15 segundos independente do glifo.

2) Peso da Culpa (Burden of Guilt) agora virou glifo, na árvore de talento temos 'Mal é um Ponto de Vista (Evil is a Point of View)' em seu lugar. Agora podemos usar fear, o que aumenta consideravelmente a variedade de controle que o paladino tem em seu arsenal. O antigo talento agora virou um glifo substituindo o antigo glifo de esconjurar o mal.

3) Espírito Indestrutível (Unbreakable Spirit) agora reduz em 50% o tempo de recarga do Escudo Divino (Divine Shield),  Impor as Mãos (Lay on Hands) e Proteção Divina (Divine Protection).

4) Glifo do Escudo Divino que agora cura e remove todos efeitos do personagem.

OBS: No geral eu acredito que o Paladino Retribuição teve seu controle e sobrevivência melhorados. As opções de talento agora podem mudar drasticamente e o gameplay em si mudou também (tendo em vista que o Paladino tem uma CC chain consideravelmente forte agora).


Escolha de Talentos

www..wowhead.com/talent#lEF|a (copiem e colem isso no navegador)

 

 

Observações nos talentos:


Tier 1 (primeira linha de talentos) – Geralmente você irá pegar “O Longo Braço da Lei”, a razão desta escolha é devido ao tempo de recarga (cooldown) curto do Julgamento (Judgement); isso deixa esse pequeno “sprint” quase mandatório. 
Eu não mudaria a escolha desse tier.

Eu recomendo: O Longo Braço da Lei / Long Arm of the Law

Tier 2 (segunda linha de talentos) – Antigamente você pegaria o "Peso da Culpa", entretanto - com o advento do patch 5.4 - escolher o talento Mal é um Ponto de Vista (Evil is a Point of View) se mostra mais promissor, pois isto aumenta a variedade de controle que um paladino pode impor nos adversários. O talento "Punho da Justiça" ainda é bom e deve ser escolhido por ser um 'CC' instantaneo, porém, vale ressaltar que o novo talento também é promissor e deve ser selecionado quando sua composição permitir que o paladino lance o fear no inimigo.
Eu recomendo para Arena: Punho da JustiçaFirst of Justice
Eu recomendo para Composições Específicas: Mal é um Ponto de Vista / Evil is a Point of View

Tier 3 (terceira linha de talentos) – Na maioria dos casos, o talento “Curador Abnegado” é o que deve ser usado. Com o Patch 5.2, a magia Clarão de Luz (Flash of Light) foi buffada e –somada a este talento – se transformou em uma cura poderosa.
Entretanto, em algumas situações, o “Escudo Sagrado” pode se mostrar mais útil. Especialmente contra times que possuam um dano constante e que você saiba que estará sendo focado pelo time inimigo. 

Eu recomendo: Curador Abnegado / Selfless Healer para maioria dos casos. Escudo Sagrado / Sacred Shield para algumas exceções. 

Tier 4 (quarta linha de talentos) – Comumente, o talento a ser escolhido é “Clemência”. A capacidade de usar suas magias com denominação de “Mãos/Hands” duas vezes seguidas é absurdamente útil, tento em vista que você é uma classe responsável por dano e suporte. 
Com o Patch 5.2, a Mão do Sacrífico (Hand of Sacrifice) remove efeitos mágicos, isso só buffou ainda mais a utilidade do talento “Clemência”.
Vale ressaltar, porém, que o talento “Mão da Pureza” sobrepõe a utilidade do talento “Clemência” quando você enfrenta times que possuam o dano baseado em DoT (dano ao longo do tempo). 
Com o advento do patch 5.4, Espírito Indestrutível (Unbreakable Spirit) recebeu um buff considerável e reduz pela metade o tempo de recarga do seu Escudo Divino (Divine Shield), Proteção Divina (Divine Protection) e Impor as Mãos (Lay on Hands). Devido a isso, o talento se mostra promissor contra times que foquem no paladino a maior parte do tempo.

Eu recomendo: Clemência / Clemency para quase todos o casos, Mão da Pureza / Hand of Purity para times fundamentados em DoT e Espiríto Indestrutível / Unbreakable Spirit quando você for o alvo na maior parte do tempo, especialmente contra times de casters.

Tier 5 (quinta linha de talentos) – Um tier onde todas as três opções são viáveis. 
Vingador Sagrado, na minha opinião, é o talento que gera a maior quantidade de burst e aumenta suas chances de conseguir matar alguém, além de proporcionar uma forte torrente de Poder Sagrado, possibilitando, assim, uma capacidade de suporte melhorada.

Eu recomendo: Vingador Sagrado / Holy Avenger

Tier 6 (sexta linha de talentos) – Prisma Sagrado é quase sempre a melhor opção devido ao formato do PvP, situacional e orientado pelo burst. Os outros talentos também são bons, mas a utilidade do Prisma Sagrado o tornam a melhor opção para PvP.

Eu recomendo: Prisma Sagrado / Holy Prism

Glifos


Eu escolhi alguns Glifos que eu acho importante no link com a escolha de talentos. Eu acredito que o único extremamente necessário e imutável é o Glifo do Veredito do Templário (Glyph of Templar’s Verdict); os outros são influenciados por uma quantidade considerável de fatores.

Glifos Elevados:

  • Veredito do Templário (Templar’s Verdict) – A redução do dano recebido é elementar para a sobrevivência do paladino, além de funcionar com o exorcismo também =D
  • Proteção Divina (Divine Protection) – Em algumas circunstâncias, você se verá enfrentando oponentes baseados em dano físico apenas. Nesses momentos, o Glifo de Proteção Divina é útil para reduzir o dano do seu adversário.
  • De Condenação Dupla (Double Jeopardy) – Esse Glifo é útil para aumentar o seu burst, em alguns momentos julgar um alvo diferente para depois julgar o alvo que você almeja matar faz uma diferença considerável devido ao buff de 20%+ de dano concedido por este glifo.
  • Palavra de Glória (Word of Glory) – Como uma classe focada no Dano e Suporte, nada melhor que aumentar o seu dano através do suporte!
  • Peso da Culpa (Burden of Guilt)– Fundamental quando você é o único no time que pode causar efeitos de lentidão, ou quando você está jogando sozinho. Muito bom para algumas composições de arena e indispensável para campos de batalha.

Glifos Menores: 

-Não faz diferença, escolha o mais hue possível.

Atributos / Gemas / Encantamentos:

Prioridade de atributos:

3% Chance de Acerto (Hit) > 3% Aptidão (Expertise) > Força (Strenght) > Aceleração (Haste) > Resiliência (Não em forma de gema, mas de encantamento) > Crítico (Critical Strike) >= Maestria (Mastery)* > Poder JxJ (PvP Power) > Resto (Vazilha) 

*Crítico VS Maestria – Em alguns sites, o crítico será apontado como o melhor atributo e outros apontarão a maestria, a verdade é que ambos tem peso igual se formos levar em conta todos os fatores.
A Maestria aumenta o seu dano constante e, a longo prazo, você dará mais dano com mais Maestria. Porém, o Crítico aumenta o seu burst (aumentando a chance de você acertar críticos quando está burstando) e – acima de tudo – o crítico aumenta sua sobrevivência. Quanto mais crítico você tiver, mais suas curas irão critar.
Eu prefiro crítico, mas essa escolha é pessoal.

Gemas recomendadas:

Meta – 216 Força (Strenght) / 3%+ Dano Crítico (Critical Damage) ou a meta gema Tirânica.
Engaste Vermelho (Red Socket) – 160 Força (Strenght)
Engaste Amarelo (Yellow Socket) – 80 Força (Strenght) / 160 Aceleração (Haste)
Engaste Azul (Blue Socket) – 80 Força (Strenght) / 160 Poder JxJ (PvP Power) 

Reforjar:

3% Chance de Acerto (Hit)
3% Aptidão (Expertise)
Haste > Crítico > Mastery (mais informações na parte de prioridade de atributos)

Encantamentos recomendados:

Cabeça (Head) – Limbo
Ombreiras (Shoulders) – 200 Força (Strenght) / 100 Acerto Crítico (Critical Strike)
Costas (Back) – 180 Chance de Acerto (Hit) ou 180 Acerto Crítico (Critical Strike)
Torso (Chest) – 200 Resiliência (Ressilience) 
Pulsos (Wrists) – 180 Força (Strenght)
Mãos (Hands) – 170 Força (Strenght)
Pernas (Legs) - 285 Força (Strenght) / 165 Acerto Crítico (Critical Strike) 
Pés (Feet) – 140 Maestria (Mastery) / Velocidade de movimento
Arma (Weapon) : Encantamento de Tirania Gloriosa – Arma ( Enchant Weapon – Glorious Tiranny) ou Encantamento de Aço Inquieto – Arma (Enchant Weapon – Dancing Steel) para times que não possuam efeitos de desarmamento. 

Selo (Seal):

Para maioria dos casos, Selo da Verdade. Este é o Selo que você vai ter ativo quase sempre, mudar para outros selos é situacional.
Se o seu inimigo não estiver fugindo muito ou prestes a fugir em uma montaria ou se você não estiver precisando se curar e precisando voltar mana desesperadamente, você terá o Selo da Verdade ativo.
Caso o inimigo esteja fugindo, ative o Selo da Justiça.
Se você precisar se curar ou retornar mana, ative o Selo da Intuição.
Fora dessas circunstâncias, mantenha o Selo da Verdade ativo pois este é o que gera mais dano ao longo do tempo.

Composições Viáveis para Retribuição:

Eu consegui minha rating jogando com a composição Ret/Dk/Priest e o infame “Triple Deeps” ou Três DPS (Ret/Hunter/Rogue ou Ret/Dk/Rogue); com ambas composições eu consegui atingir 2200+ de rating.
Atualmente, para 3v3, as composições Ret/Hunter/Healer; Ret/Mage/Healer; Ret/Feral Druid/Healer são as mais promissoras, mas o importante é jogar com alguém que você goste de jogar e tenha entrosamento. 
Enquanto arena 2v2 não é importante caso você almeje rating, eu irei postar as minhas preferidas:
Como retribuição, eu gosto muito de Retribuição / Mago(Mage); Retribuição / Caçador(Hunter); Retribuição / Ladino(Rogue) e Retribuição / Druida Equilíbrio (Balance) para composições 2v2.

Profissões úteis:

Não importa muito, mas qualquer profissão que possa te fornecer Força (Strenght) extra será a mais útil.

Rotação JxJ (PvP):

Não existe uma rotação JxJ (PvP). 
O cenário JxJ (PvP) é muito dinâmico e situacional, mas tenha em mente que é de suma importância manter Inquisição (Inquisition) ativa com 3 pontos de poder sagrado e que seu Veredito do Templário (Templar’s Verdict) compartilha do mesmo recurso que Palavra de Glória (Word of Glory), logo a necessidade de atingir o equilíbrio. 

Macros úteis para JxJ (PvP):

Eu deixarei todas as macros que eu uso com as habilidades em português, mas disponibilizarei um glossário no fim para quem não souber o nome da habilidade em inglês.

Macros de Suporte:

#showtooltip ‘nome da habilidade’
/cast [nomod] ‘nome da habilidade’
/cast [mod: alt, target= party1] ‘nome da habilidade’
/cast [mod: ctrl, target= party2] ‘nome da habilidade’

Com esta macro, você irá utilizar sua habilidade normalmente (em você ou em algum aliado que você tenha no alvo). Porém, se você apertar algum modificador, você irá utilizar a sua habilidade no parceiro de equipe número 1 ou no parceiro de equipe número 2.

Observações: 
-Você pode usar as teclas ALT, SHIFT e CTRL como modificadores (mod). 
-Esse macro é extremamente útil com as habilidades de “Mão/Hand” e cura.

Macros para determinar o foco (focus):

Essa macro é bem simples de se fazer, extremamente útil e pouco utilizada.
Ela consiste em uma única linha de macro.

/focus arena1 

Com esse macro, você irá colocar o primeiro inimigo que aparece naquela interface de arena como o seu foco (focus); você também pode alterar o arena1 para arena2, arena3, arena4, arena5 e colocar todas as 5 macros em teclas diferentes para conseguir trocar o foco rapidamente.

Macros de controle:

#showtooltip ‘nome da habilidade’
/cast [nomod] ‘nome da habilidade’
/cast [mod: alt, target= focus] ‘nome da habilidade’

Com esta macro, você – caso não aperte nenhum modificador – irá utilizar a sua habilidade normalmente, no seu alvo atual e, caso aperte o modificador, irá utilizar a habilidade no alvo que se encontra no foco (focus).

Macro para burst:

Nada muito complicado, só uma macro para usar os seus CDs ofensivos que se alinham.

#showtooltip ‘nome da habilidade’
/cast ‘nome da habilidade’
/cast ‘nome da habilidade2’
/use nome do seu trinket de ativação
/y Morra Vazilha!


OBS: O comando /use 13 vai ativar o seu primeiro trinket ( o de cima) e o /use 14 ativa o segundo trinket (o de baixo).

OBS2: Eu não uso o Guardião dos Reis Antigos junto com a Ira Vingativa nem o Vingador Sagrado, pois está habilidade é melhor usada 10 segundos antes de ativar o burst. A razão disto é para você stackar o máximo do buff que o Guardião dos Reis Antigos concede ao paladino.

Macro para desativar buffs:

/cancelaura ‘nome do buff’

Essas macros só desativam os Buffs do seu personagem!

Glossário:

Português – Inglês 

Mão da Liberdade – Hand of Freedom
Mão da Proteção – Hand of Protection
Mão do Sacrifício – Hand of Sacrifice
Palavra de Glória – Word of Glory
Clarão de Luz – Flash of Light
Contrição – Repentance
Repreensão – Rebuke
Punho da Justiça – Fist of Justice
Martelo da Justiça – Hammer of Justice 
Ira Vingativa – Avenging Wrath
Vingador Sagrado – Holy Avenger
Guardião dos Reis Antigos – Guardian of Ancient Kings

Dicas para Arena:

Retribuição é uma especialização peculiar, é uma especialização adorada e odiada. 
Durante seu Burst, o paladino retribuição é capaz de matar quase qualquer um sem muitos problemas. Fora do seu Burst, o paladino retribuição se torna um dos melees mais fracos do jogo. Ao mesmo tempo, o paladino retribuição possui um arsenal vasto de habilidades que proporcionam um suporte único e determinante para o seu time.
É importante manter Inquisição ativa quase sempre e lembrar que você pode salvar um aliado com suas curas, também é importante se lembrar que curar significa menos dano e, desta forma, você não vai estar gerando a pressão necessária.
É importante atingir o equilíbrio como paladino retribuição, saber a hora de bater e a hora de curar. 

 

Vídeos úteis:

Eu linkarei 3 dos meus vídeos, o intuito não é me promover mas mostrar alguns pontos cernes do paladino retribuição que não mudaram com a transição de uma expansão para outra. 
Eu também irei linkar alguns vídeos de outros jogadores que eu julguei bons = )
Dica: Assistam todos vídeos em HD!

Por enquanto, eu só tenho isso para colocar no guia. Porém, eu irei atualizá-lo conforme as atualizações forem sendo lançadas. Eu também atualizarei todas as sessões caso algo mude :)

Se alguém tiver alguma dúvida, ou quiser fazer alguma pergunta, usem este tópico para isso.
Agradeço a todos que leram até o final e bom PvP :)

UPDATE: 29/10/2013 
Eu atualizei a sessão de talentos, glifos e o que mudou com o patch 5.4. Entretanto, caso eu tenha esquecido de alguma mudança e você tenha reparado, chame a minha atenção que eu corrigirei na hora ;)

 

Tags: how-to, guia, paladino, pvp, retribuicao,